Skip to main content
Produtividade

Como aumentar a concentração

By Outubro 14, 2021No Comments

Como aumentar a concentração e o foco como se o teu cérebro estivesse ligado a uma tomada para manter o nível de energia sempre no máximo?

Afinal quais os passos a dar para podermos aumentar a concentração?

Alguns aspetos em termos de ambiente a considerar para ter super concentração e menos ansiedade estão descritos neste artigo! Os 7 passos que vais dar para melhorar o teu foco são, por exemplo:

Faz um bunker

1. Faz um bunker à tua volta: coloca o telemóvel em modo avião, desliga a tv… Quando começas uma tarefa importante e que exige a tua máxima concentração, retira todas as possibilidades de distração que possam causar paragem do que estás a fazer.

Cria um ambiente sem distrações

2. Cria um ambiente sem distrações – Matemática e Física e Química são disciplinas que requerem o máximo de concentração, portanto, evita a tentação estudar em ambientes perturbadores, como cafés barulhentos ou em frente à televisão.

Bebe água

3. Água: hidrata-te porque vai ajudar a aumentar a concentração.

Mete os headphones

4. Mete os headphones para ouvir música… ou não! Os headphones criam uma barreira em relação às pessoas que nos vêm interromper. Isto é um padrão observado nas pessoas que trabalham em open spaces. Existe uma menor probabilidade de te interromperem se virem que tens os phones. No entanto, se estiveres a ouvir música não deve ser algo que te distraia. Alguns estudos mostraram que ouvir música clássica enquanto estuda pode melhorar o foco e reduzir o stress, então tenta adicionar uma lista de reprodução clássica à tua rotina de estudo. Não custa tentar. Clica aqui para adicionares a playlist da Academia no teu spotify.

Coloca os teus objetivos

5. Coloca os teus objetivos por escrito ou em imagens à tua frente (por exemplo num wallpaper), para se tornar mais fácil o cérebro te ajudar no foco.

Estás a produzir ou estás a procrastinar?

6. Tem um alarme (ou três) a perguntar: estás a produzir ou estás a procrastinar?

Para para respirar

7. Quando estiveres farto de estudar ou alguma coisa te estiver a sobrecarregar, aborrecer ou preocupar, para para respirar 10 vezes, sem pensar em nada de especial. É uma técnica de oxigenação que vai aumentar a tua capacidade de concentração. Quando sentires que a ansiedade começa a atacar, tenta fazer isto. Nesse momento concentra-te inteiramente no processo de respirar. Vais ficar espantado com as alterações imediatas do teu estado.

Estão aqui uma série de técnicas para manteres o foco e depois vais usar mais umas do que outras e está tudo bem 🙂

Entretanto, algumas vezes funciona também quebrares o padrão de vez em quando, do género, ir estudar para outra sítio da casa!

Agora, se formos interrompidos constantemente, isso prejudica muito porque cada vez que paramos e recomeçamos podemos levar 5 vezes mais de tempo a fazer essa tarefa!

Portanto, o que vais começar por fazer ainda hoje?

 

“Os dias prósperos não vêm por acaso, nascem de muito trabalho e persistência”

– Henry Ford

DESAFIO 7 dias!

10 passos para AUMENTARES a MOTIVAÇÃO e as tuas NOTAS – Aceitas o desafio?

 

QUERO SABER MAIS

Deixar um comentário