Skip to main content
Produtividade

Dicas para fazer um formulário

By Junho 3, 2021Agosto 23rd, 2023No Comments

Como construir o formulário é uma dúvida que muitos estudantes têm. Ora, para uns é um elemento importante no estudo. Para outros algo que os professores dão nos exames. E ainda para outros, algo que não fazem a mínima ideia do que é!

 

Mas afinal qual a importância de um formulário?

Na realidade o formulário, ou como diria um dos meus professores da faculdade, o “expressionário”, (uma vez que segundo ele as fórmulas eram para químicos ou mágicos…), é um elemento muito importante de apoio ao estudo, quer de partes teóricas ou na resolução de exercícios, mas também na resolução das provas de avaliação.

Mas desde quando devo preparar o meu formulário? A resposta é simples: deves fazê-lo desde o primeiro momento que a matéria começa a ser dada nas aulas.

Quando entramos no secundário as disciplinas de matemática e física e química serão as que exigem o conhecimento de mais fórmulas. Assim, será bom organizá-las por temas e subtemas.

O formulário é algo que se vai construindo ao longo do ano letivo. É um elemento dinâmico em constante mudança, quer pela junção de novas fórmulas quer pelo retirar de outras que vemos que não são assim tão importantes.

O importante é que no final do ano letivo tenhamos um documento com as principais fórmulas que usamos para fazer os exercícios e, portanto, para resumir partes importantes da matéria.

Ao fazermos um formulário por cada tema e subtema sintetizando o que mais importante temos que reter no final ano letivo, vamos facilitar o nosso método de estudo ao chegarmos aos exames nacionais, pois teremos todos os anos de matéria devidamente sintetizados para efetuarmos o formulário final, aquele que usaremos em pleno no estudo para os exames nacionais.

 

O processo de construção de um formulário

O processo de construção é bem simples e podes seguir estes 5 passos para poderes construir o teu:

1.º – Vais construir o TEU formulário! Não é aquele que dão no exame, é aquele que quando tens uma duvidazinha, dás uma olhadela no formulário e lá está a resposta, ou pelo menos, o fio condutor;

2.º – Sempre que achares uma fórmula difícil ou importante, escreve-a. Podes até escrever à frente o tipo de pergunta que precisa daquela formula para responder;

3.º – Se estás a errar sempre o mesmo tipo de exercício ou a esquecer-te como se faz, escreve os passos de como resolvê-lo ou as fórmulas mais importantes no teu formulário (por tópicos);

4.º – Podes encher o teu formulário de cores e asteriscos. Não é para mais ninguém perceber, só tu. Por isso, faz à tua maneira, desde que esteja certo!

5.º – Por último, e não menos importante, não o percas!

 

“A melhor maneira de nos prepararmos para o futuro é concentrar toda a imaginação e entusiasmo na execução perfeita do trabalho de hoje.” 

Dale Carnegie

 

Faz download grátis do FORMULÁRIO de GEOMETRIA 11.º ANO:

DOWNLOAD GRÁTIS