Skip to main content
Produtividade

Tudo o Que Precisas de Saber para Cumprir Objetivos

By Fevereiro 9, 2022Agosto 23rd, 2023No Comments

É bem sabido que ter objetivos ajuda a manter o foco, mesmo quando não se gosta de estudar uma disciplina ou outra. Para isso temos de saber como cumprir objetivos, apesar do que por vezes a nossa motivação manda. Vamos então planear para vencer!

Os objetivos não são tarefas: os objetivos podem desdobrar-se em tarefas.

Traçar objetivos não é apenas fazer uma lista de tarefas: eles devem ser bem concretos e a clareza é um ponto fundamental. Podes não estar totalmente certo de “como” vais atingir o que queres mas é necessário saber “o que” queres atingir.

O início do ano é sempre um bom ponto de partida para fazer os nossos objetivos mas em qualquer altura tu podes (e deves) parar para pensar sobre o que queres “ser” e “fazer” e te perguntares também o “porquê” de quereres ser e fazer todas essas coisas. Com isto, constróis o teu propósito e isso vai ajudar-te a fazeres a partir daí com mais clareza e certeza os teus objetivos.

Mas este artigo é focado no dia a dia – como cumprir os objetivos diariamente.

Depois de escreveres os teus objetivos anuais, vais coloca-los por meses (há objetivos que precisam de tempo até serem concluídos e por isso podes colocar o mesmo objetivo em meses diferentes. Por exemplo, tirar 18 no exame de Matemática A é algo que demora tempo a construir.

De seguida, no início de cada mês, vais estimando as tarefas que cada objetivo tem e colocando-as nas semanas desse mês. Desta forma já estás a priorizar. E assim consegues ordenar cada tarefa pela sua ordem de importância.

Escreve no papel o porquê daquele objetivo porque tem um efeito cerebral mais eficaz.

Por exemplo, um objetivo que podes ter é: ter boa nota nos testes de matemática para te sentires mais autoconfiante e subir a média. Ou então, outro objetivo, manteres-te em forma e fazer exercício físico para diminuir o stress causado pela pressão exagerada que por vezes colocas em ti.

Cada objetivo tem várias tarefas e podes escrever logo no início da semana em quantas tarefas aquele objetivo se desmembra para teres uma ideia da duração de cada tarefa e assim planeares melhor o dia.

Tarefas para o primeiro objetivo: estudar 1h desta matéria de matemática por dia e fazer 5 exercícios de exame. Ou então, tarefas para o segundo objetivo, fazer uma caminhada de 30 minutos todos os dias (ou ir ao ginásio 3 vezes por semana).

De todos os objetivos que escreveste para atingir num ano, vais alocar a cada dia alguma tarefa que ajude a cumprir cerca de 3 objetivos. Está provado que os números ímpares têm um efeito de trabalho mais eficaz.  Se colocares mais do que 7 objetivos no mesmo dia pode acontecer que fiques assoberbado com tanta coisa para atingir no mesmo dia.

Portanto, dividir e estimar o tempo.

Se fores uma pessoa otimista (ou com muita confiança na tua capacidade de trabalho), metes pouco tempo e se fores pessimista (ou com pouca confiança na tua capacidade de trabalho), metes mais tempo do que aquilo que precisas, mas à medida que vais estimando, vais melhorando. Com o treino vais estimando cada vez melhor.

Um ótima maneira de fazeres isto é utilizares os planners da Academia da Inês. Uma das dificuldades que eu mais encontro nos meus alunos que estão a tentar melhorar as notas é: a gestão do tempo. A partir do momento em que começas a usar ferramentas ideais para gestão de tarefas eles aumentam automaticamente a tua produtividade e, a médio prazo, isso nota-se nos resultados.

No final do dia: alimenta o teu ego!

Em primeiro lugar, a tua gestão de tempo não acabou. Se terminares o dia com uma tarefa a meio, percebe exatamente onde ficaste e por onde vais pegar amanhã: não saias “a correr” do local onde estudas. Tenta ter um momento que é o fecho do dia: planeia o dia seguinte porque a mente tem mais clareza para planear o dia seguinte.

Deixa a tua área de trabalho limpa porque assim amanhã vais ter mais coragem para arrancar.

Em segundo lugar ao final do dia: recompensa-te! Faz algo diferente e que te saiba bem.

 

“Pensa no futuro, mas age agora” 

– Joel Jota

 

Faz download grátis do PLANNER para organização do estudo:

DOWNLOAD GRÁTIS