Memória de elefante
Muitos de nós precisamos de seguir um método, uma estratégia, para conseguir estudar com consistência, ser mais produtivo e rever tudo antes de um teste. Em primeiro lugar: organiza-te, desliga notificações e tem os teus objetivos em mente (ou colados nas paredes do teu quarto, tipo, um mapa mental).
Agora, vamos ao COMO.
COMO começar?
Muitos alunos me dizem que gostariam de ter memória de elefante para conseguir fixar tudo o que dão, pelo menos até à data do exame.
Uma forma de aprender 2 vezes melhor e mais rápido e construir memória a longo prazo é espaçares no tempo o teu estudo – chama-se spaced repetition system (repetição espaçada).
Sabias que em 20 minutos esquecemo-nos de 42% do que aprendemos? E, num mês, 80% do que aprendemos “foi-se”? É a curva do esquecimento: pressupõe o declínio da retenção de memória com o tempo:
Repetição espaçada
É aqui que entra a repetição espaçada. Faz o seguinte: estuda um determinado assunto e depois volta lá em intervalos de tempo cada vez maiores. Vais conseguir estudar e depois vais lembrar-te do que fizeste!
Por exemplo, vamos considerar a sessão 0 como o momento em que aprendes. Depois disso, fazes uma primeira revisão 30 minutos depois (1). De seguida, fazes uma segunda sessão de estudo (2) passadas 24h. Posteriormente fazes outra sessão de estudo (3) dessa matéria, passados 7 dias. Estudas novamente (4), 14 dias depois… Desta forma estimulas muito mais a tua memória.
Eu fazia da seguinte maneira: revia tudo depois das aulas e no dia seguinte ia lá novamente só para me relembrar e fazer um ou dois exercícios do livro (de preferência resolvidos para eu saber se estava com o raciocínio certo ou não). Uma semana depois, fazia o mesmo – não precisavam de ser muitos exercícios, mas podia ir aumentando o grau de dificuldade. Assim, quando chegava aos testes, a matéria estava bem presente na minha memória.
Eu desenvolvi isto para mim mas muito mais há a dizer e a partilhar!
E se eu já fizer tudo isto?
Os alunos que já estudam com alguma consistência, podem também aumentar a sua produtividade criando um cronograma de estudos de acordo com o seu perfil.
Se for o teu caso, separa os grupos de disciplinas, colocando as mais difíceis nos horários que tens mais rendimento e as mais fáceis nos horários que rendes menos. Reserva um tempo de estudo realista e não estudes por muitas horas seguidas a mesma matéria, porque vais certamente saturar-te!
Força nesse estudo!
“Se você quer chegar aonde a maioria não chega, faça o que a maioria não faz.”
– Bill Gates
Faz download grátis do PLANNER para organização do estudo:
DOWNLOAD GRÁTIS