Medo de chumbar
Um medo muito comum a todos os estudantes é o medo de chumbar … Acontece muito mais vezes do que pensas e todos têm.
Ainda por cima se é para acabar o secundário ou para entrar na faculdade, a pressão aumenta. E mesmo não tendo pressão dos pais ou da sociedade (que muita gente ainda tem) tu próprio metes essa carga em cima dos teus ombros. Digo-te: não estás a ser justo para contigo.
O medo é uma emoção primária que gera o sentido de alarme no nosso organismo. Só por esta frase pensa: vale a pena?!
Pergunta a ti próprio, será que isto é mesmo real? Até que ponto não estou a prever o futuro de uma maneira horrível? Até que ponto é que posso prever o futuro de outra maneira, se agora agir em relação a isso?
Ou seja, podes pensar que vais chumbar, não entras na faculdade e vais ficar desempregado para sempre porque não percebeste aquela parte da matéria e não te esforçaste como gostarias OU podes começar a estudar mais, a procurar ajuda e a esforçar-te à grande para conseguires passar e talvez esse futuro cinzento possa ficar um pouco mais colorido.
Sobrevivência
A sensação de medo assegura a nossa sobrevivência (literalmente). É disto que se trata?
Não!
Podes estar a pensar: claro que se trata de sobrevivência porque se não tiver emprego não vou sobreviver… e eu até compreendo, mas, calma. A sobrevivência que estou aqui a falar é do género, vejo um leão à frente… então é melhor fugir! Senti medo, reagi e assegurei a minha literal sobrevivência. Não é o que te esta a acontecer…
Para lidar com este medo, que acaba por ser disfuncional e contraproducente, porque te atrapalha, podes fazer o seguinte:
Questiona-te se as tuas crenças são racionais! É do género “isto será mesmo verdade?” “Isto é mesmo assim?” “Este medo tem fundamento?” “É REAL?”
Visualiza como se lá estivesses
Visualiza-te a fazer o teste. Imagina-te a resolver os exercícios e sente a sensação que tens quando consegues. Sente como se lá estivesses porque desta forma vais poder antecipar a tua reação e observar o que sentes e como reagirias a isso.
Faz também o pensamento contrário: visualiza-te a resolver os exercícios difíceis do teste e a não conseguir! Como reages? Bloqueias? Choras? Deprimes? Sente agora e tenta lidar com isso agora, enquanto não está na situação em si. Como foi que reagiste? Pico de ansiedade? Então como poderias ter reagido de maneira a não te prejudicares?
Como resultado vais dominar o teu foco: ter controlo sobre os teus pensamentos. Tu és dono daquilo que pensas por isso, concentra-te em algo que não te prejudique. Como por exemplo, nas tuas qualidades e pontos fortes.
Moral da história: tu tens o poder de chumbar ou passar. Eu sei que existem muitas condicionantes: o teste pode ser difícil, não tiveste tempo para estudar, desafios com o professor… existem muitas… MAS apesar de tudo, se souberes contornar cada uma delas, com o teu esforço, atenção e dedicação, tu vais conseguir e esse medo de chumbar vai-se desvanecendo porque tu já tens as ferramentas para lidar com ele.
“Aprendi que a coragem não é a ausência do medo, mas o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas o que conquista esse medo”
– Nelson Mandela
Faz download grátis do PLANNER para organização do estudo:
DOWNLOAD GRÁTIS