O teu futuro
Neste artigo vou ajudar-te a pensar sobre o que vais fazer com a tua vida que vai ser brutal: vais ganhar ferramentas que te ajudarão a alcançar o teu futuro profissional e pessoal, apenas com alguma reflexão a respeito de ti próprio – o teu futuro brilhante!
Algumas pessoas abençoadas sabem perfeitamente o que fazer com as suas vidas. Ou porque já o sabem desde pequenos ou porque o foram descobrindo e amadurecendo a ideia…
… MAS há muita gente que não sabe o que fazer depois do secundário ou está ainda muito indeciso – e depois começa a vir a ansiedade naquela altura de escolher!
A maior parte dos alunos quer ir para a faculdade e não sabe o que escolher, por isso, vou dar-te umas dicas para te ajudar!
Precisas apenas de ter mente aberta e não (nunca) menosprezes os teus sonhos. Afinal, estamos a falar do teu futuro!
Pensa (bem) nos tópicos que te dou em seguida – escreve se sentires necessidade.
Faz uma lista:
Þ O que és bom a fazer?
Tens boas relações sociais, és bom em informática e no mundo digital, és bem sucedido nas disciplinas com números e/ou nas disciplinas que envolvem línguas ou cultura geral, és muito competente a fazer desporto, és artista…
Þ O que gostas de fazer?
Gostas de cantar ou de dançar, adoras viajar e conhecer locais e pessoas novas, gostas de estudar, adoras trabalhar ao ar livre ou preferes dentro de casa…
Þ O que o mundo precisa?
De mais pessoas a trabalhar ao nível online, de mais pessoas que possam ajudar os outros, de mais gente a trabalhar em prol natureza e do ambiente…
Þ O que poderias ser pago para fazer?
Quais os empregos que te podem dar a vida que queres, quais as profissões que te dão o dinheiro que precisas, quais as ocupações que podes ter de modo a gostares do que fazes e, mesmo assim, seres bem pago para isso…
Reserva 15 min para pensar um pouco nisso. O que te visualizas a fazer no teu futuro profissional? O que queres ter em termos profissionais? Vai acrescentado coisas à tua lista e volta lá as vezes que forem necessárias!
NOTA
Todos somos bons em alguma coisa! Portanto, mentaliza-te que tu és capaz de fazer muitas coisas e ser muito bom em algumas delas!
Repara neste diagrama e reflete sobre ele. Juntas os pontos e desenha um quadro mental do que o teu futuro brilhante poderá ser e ter! Descobre o teu Propósito.
“A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro”
– Albert Einstein
Precisas de ajuda para estudar? Faz o Quiz para saberes:
FAZER O QUIZ