Produtividade
Não existem milagres nem auxiliares de memória com efeitos milagrosos quando se trata de fazer um exame nacional de matemática e/ou física e química. Tem de haver dedicação ao estudo para teres um estudo mais produtivo. Não há volta a dar…
Assim, ter uma boa produtividade durante o tempo que investes a estudar é sinónimo de eficiência e eficácia nos resumos, revisões e/ou exercícios que fazes.
Na sua maioria, os alunos quando se dedicam ao estudo, seja com mais horas de estudo ou estudando melhor (percebendo mesmo o que lá está escrito ou o exercício), melhoram as suas notas. Como resultado da maior produtividade, há mais rendimento, mais autoconfiança e melhoras resultados nos testes ou no final do período.
O básico
Existem muitas dicas de estudo que te irei dar aqui no blog, de modo a aumentares a tua produtividade, mas este artigo vai até às raízes do que é essencial para uma vida saudável e, consequentemente, ter efeitos brutais no teu estudo: a alimentação, o sono e o exercício físico.
Com o nosso inimigo comum ainda na rua, é provável que a tua vida seja por fases: ora vais para a escola, ora estás em casa. E fica difícil manter uma regra ou criar um hábito quando ainda nem te acostumaste a esta nova rotina…
Vou falar então sobre as três bases que eu acho muito importantes para manteres uma vida saudável.
Alimentação equilibrada:
Sabemos muito bem o que devemos e não devemos comer. Uma alimentação correta ajuda a melhorar rendimento do trabalho, aumentar a memória, a concentração e a fortalecer o sistema imunológico. Como resultado, somos mais saudáveis e mais felizes.
Eu não sou nutricionista, nem pretendo ser, mas como alguém que toda a vida lutou para perder peso, posso dizer-te que em termos de macronutrientes, os alimentos dividem-se entre proteínas (carne, peixe e ovos), hidratos de carbono (legumes, leguminosas, hortaliças, fruta) e gordura (por exemplo, frutos secos).
No meio de tudo isto temos algo super importante, que é a fibra! A fibra ajuda a regular o nosso intestino e o intestino é o grande responsável pelo bom funcionamento do nosso sistema imunitário (ou seja, as nossas defesas).
Por isso, um bom equilíbrio entre estes 3 macronutrientes, fibra e ainda uma boa dose de vitamina D (apanhar o “solinho” que o nosso fantástico país nos dá) é o cocktail que deves “tomar” todos os dias para potenciares um estudo mais produtivo.
Dormir:
O sono tem um papel fundamental na nossa saúde física e mental pois serve para recuperar energias e manter o organismo saudável. Tenta dormir 8h/9h por dia!
O sono aumenta a capacidade de memorização, melhora a concentração e fortalece o sistema imunitário. Consequentemente, melhoras, acima de tudo, a tua qualidade de vida a curto, médio e longo prazo!
Estratégias para dormir bem, que podes aplicar desde já:
– Estabelece um horário para dormir;
– Evita consumo de cafeína à noite;
– Não estejas no PC imediatamente antes de dormir;
– Deita-te antes da meia noite!
Exercício físico:
Mantém-te ativo fisicamente: aulas de yoga, abdominais, alongamentos, dança ou aulas insane workout: faz alguma coisa! Nem que seja uma caminhada na Natureza!
O exercício é super importante porque ajuda a controlar a ansiedade, auxilia no desenvolvimento social, melhora a autoestima e o sono e também aumenta os níveis de energia!
Consequentemente, sente-te melhor e mais disposto a trabalhar.
Em resumo
A alimentação, o sono e o exercício físico são as 3 bases nas quais te podes apoiar para começares a aumentar a tua produtividade e teres um estudo mais produtivo! Começa por aqui e mais dicas virão!
“A mudança não acontecerá se nós esperarmos por outra pessoa ou se esperarmos por algum outro momento. Nós somos as pessoas pelas quais esperávamos. Nós somos a mudança que buscamos.”
– Barack Obama
Faz download grátis do PLANNER para organização do estudo:
DOWNLOAD GRÁTIS