Ansiedade? Desafio-te!
Existem várias dicas que te posso dar sobre este tema, de modo a melhorares os teus resultados na escola, mas antes vou explicar o que é a ansiedade no estudo para perceberes se te enquadras: segundo o site da CUF, a ansiedade é uma emoção caracterizada por sentimentos de tensão, preocupação e insegurança, normalmente acompanhados de aumento da pressão arterial, da frequência cardíaca, tremores ou tonturas.
Acredito que poucos alunos tenham todos estes sintomas, mas tenho a certeza que muitos se sentem tão nervosos nas vésperas dos testes que tenham dificuldade em dormir nos dias anteriores e no próprio dia.
Pior… sei que há muitos alunos que tomam medicação sem prescrição médica, apenas para acalmar os nervos…
Em que situação te encontras?
Sabias que quando a ansiedade persiste, pode interferir com a tua capacidade de desenvolver as atividades diárias normais e pode até causar sofrimento físico e emocional?
Vamos avaliar a tua situação:
- Até que ponto a ansiedade te prejudica?
- Será que vale a pena pensares demasiado nas notas que vais ter? Isso vai ajudar-te?
- É de máxima importância preveres que vai tudo correr mal e que não vais conseguir?
- Isso é verdade? É benéfico para ti?
Como gerir?
Aprende a gerir o stress e a ansiedade no estudo. Não os combatas! Reconhece a ansiedade e, como se dizem os ingleses, “be at ease”. É normal te sentires nervoso… estudaste imenso para o teste e mesmo assim não correu como esperavas… ou ficas com a sensação de que se ao menos tivesses mais um dia para estudar… ou se ao menos estivesses estado com mais atenção nas aulas… muita coisa destrutiva te pode passar pela cabeça durante um teste…
Nesse momento crítico pensa: eu fiz o que pude com a disponibilidade que tinha – seja essa disponibilidade em termos de tempo ou mesmo motivacionais. Agora, vou concentrar-me no teste e vou dar o meu melhor.
Querer ter testes mais acessíveis (ou pelo menos em concordância com o que se faz nas aulas) é muitas vezes motivo de revolta (e consequentemente geração de ansiedade) durante um teste, mas temos de interiorizar que não está nas nossas mãos. Só está nas nossas mãos o esforço antes dos testes: o hábito de estudo que podes desenvolver.
Next level
Se quiseres passar para o próximo nível, melhorar a tua atenção e ajudar a diminuir o stress do dia a dia, experimenta investir 5 ou 10 minutos por dia te concentrares apenas e só na tua respiração! Nem que seja antes de dormir ou logo após acordares. Vais ver que começas a sentir os efeitos da meditação mais cedo do que pensas.
Lembra-te: insiste, persiste e não desiste!
“Sorte é estar pronto quando a oportunidade vem”
– Oprah Winfrey
Faz download grátis do PLANNER para organização do estudo:
DOWNLOAD GRÁTIS